quarta-feira, 27 de março de 2013

Palestra sobre crack marca abertura de ano letivo no Icict/Fiocruz


Com a mesa redonda “A informação, a comunicação e a agenda da saúde: o caso do crack”, será no dia 8/04, na segunda-feira, a palestra de abertura do ano letivo do curso de pós-graduação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict, da Fiocruz.

Participarão os pesquisadores Francisco Inácio Bastos (Lis/Icict/Fiocruz), Marcelo Rasga Moreira (Ensp/Fiocruz), Paulo Amarante, presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Ensp/Fiocruz) e o jornalista da TV Globo Caco Barcellos. A mediação será de Claudia Travassos, vice-diretora interina de Ensino e Pesquisa do Icict. A mesa redonda começa às 13h30, com entrada franca, e será realizada no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas.
Não há necessidade de inscrições. O prédio da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos. 

Durante esta semana, o Icict disponibiliza em sua fanpage, postagens sobre o tema, com vídeos e textos a respeito. Confira aqui!

Serviço
Evento: Mesa redonda “A informação, a comunicação e a agenda da saúde: o caso do crack”
Dia e horário: 08/04, 2ª feira, às 13h30
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, que fica na Avenida Brasil, 4.365, em Manguinhos
Entrada: Franca. Não há necessidade de inscrições.

Mais informações sobre quem são os debatedores clique abaixo.
QUEM SÃO OS DEBATEDORES:

Caco Barcellos
Foi repórter do jornal Folha de Manhã (em Porto Alegre/RS). Nos anos 1970 teve uma destacada atuação na imprensa alternativa e foi um dos fundadores da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. Também criou a revista Versus, publicação que tinha o objetivo de apresentar grandes reportagens sobre o continente latino-americano.
Trabalhou como repórter para as revistas Veja e Istoé e atuou como correspondente internacional na cidade de Nova Iorque. Foi correspondente da TV Globo em Londres, com reportagens para o Jornal Nacional, Fantástico, Globo Repórter e, mais recentemente, o Profissão Repórter.
Caco Barcellos também é escritor e entre suas obras, destaca-se o livro “Rota 66”, sobre a truculência da polícia paulistana nas periferias da cidade. Também é autor de “Abusado, o Dono do Morro Dona Marta”, onde dá enfoque ao tráfico de drogas existente nos morros do Rio de Janeiro, o surgimento de grandes traficantes e seu relacionamento com a comunidade.
Ele já recebeu mais de 20 prêmios por reportagens especiais e documentários produzidos para a televisão, entre os quais dois prêmios Vladimir Herzog, um pela reportagem sobre os vinte anos do atentado militar deflagrado no Riocentro durante as comemorações do Dia do Trabalho e o outro, em 2003, pelo livro-reportagem: Abusado, o dono do morro Dona Marta.
Em 2003 e 2005 ganhou o prêmio de melhor correspondente, promovido pelo site Comunique-se. Nos anos de 2006 e 2008, em premiação do mesmo site, foi eleito o melhor repórter da televisão brasileira. Também em 2008, recebeu o Prêmio Especial das Nacões Unidas, como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram, nos últimos 30 anos, na defesa dos direitos humanos no Brasil.

Francisco Inácio Bastos
Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1995), com estágios de pós-doutorado na Alemanha (1995), Canadá (1998), Reino Unido (2003) e EUA (2010). É pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e foi pesquisador visitante honorário do Imperial College, Londres, Reino Unido. Desenvolve pesquisas voltadas especialmente para a epidemiologia e prevenção do abuso de drogas e do HIV/AIDS. Autor/coautor de mais de 220 publicações em revistas indexadas e 85 capítulos de livros/livros, publicados no Brasil e em diversos países, como EUA, Reino Unido, Alemanha e Canadá, por editoras como Oxford University Press, Springer e Routledge. (Fonte: Currículo Lattes)

Marcelo Rasga Moreira
Currículo Lattes - Vice-Diretor de Cooperação e Escola de Governo da ESNP/FIOCRUZ, onde é pesquisador concursado do Departamento de Ciências Sociais, que chefiou entre 2005 e 2007. Bacharel em Ciências Sociais (UERJ/1996), Mestre em Ciências (ENSP/2000) e Doutor em Saúde Pública (ENSP/2009), coordena pesquisas sobre 'democracia, participação social e conselhos de saúde' e 'condições de vida e atendimento a crianças e adolescentes', além de compor a equipe que coordena o Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas, parceria ENSP/IPEA cujo objetivo é qualificar a gestão pública federal. Como professor da pós-graduação latu e stricto senso da ENSP, ministra, em vários cursos e sub-áreas da instituição, disciplinas vinculadas à reflexão teórico-prática sobre a Metodologia da Pesquisa Social e sobre Teoria Social. Publicou, em co-autoria, o livro "Nem Soldados Nem Inocentes: juventude e tráfico de drogas no Rio de Janeiro" (editado em 2001 e já em sua primeira reimpressão) e é autor de artigos científicos sobre "democracia, participação social e conselhos de saúde", "metodologia de pesquisa", "juventude e tráfico de drogas", "condições de vida de crianças e adolescentes" e "avaliação de políticas públicas". Em interlocução com a sociedade civil organizada é membro do Conselho Consultivo do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e Pesquisador Associado do grupo VIOLES/SER/UnB. (Fonte: Currículo Lattes)

Paulo Amarante
Currículo Lattes - Graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (1976), Especialização em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1978), Mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (1982) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994). Tem título de especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Atualmente é professor/pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, líder do Grupo de Pesquisas "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial" (LAPS) e coordenador do Projeto Loucos pela Diversidade, do convênio entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde por meio da Fiocruz. Sua atuação acadêmica e política é voltada para os seguintes temas: reforma psiquiátrica, saúde mental, epistemologia; filosofia da ciência, políticas públicas e políticas de saúde. (Fonte: Currículo Lattes)

QUEM É A MEDIADORA:

Cláudia Travassos
Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Medicina Comunitária pela London School of Hygiene And Tropical Medicine (1985) e doutorado em Administração Pública pela London School of Economics and Political Sciences (1992). Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade de Michigan (2002). Atualmente é pesquisadora titular do Laboratório de Informações em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. Atua como Editora-Chefe do Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), é membro do corpo editorial do International Journal for Equity in Health e coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (PROQUALIS). Desenvolve pesquisa em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: eqüidade, avaliação de sistemas e serviços de saúde, acesso e utilização de serviços de saúde, qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente. (Fonte: Currículo Lattes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário