segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lançamento de livro no Sarau de Manguinhos

Pessoal, se preparem, pois no dia 23 de maio (quinta-feira), a partir das 18h30, haverá lançamento do livro “OUTRA - Poesia reunida no Sarau de Manguinhos” no Hall do Cineteatro. Na ocasião, os poetas Adriana Kairos, Aline Leite, André Capilé, Claudio Barreto, Elesbão Ribeiro José Pereira Dias,  Maria do Socorro, Maura Santiago, Monique Nix e Mozileide Neri estarão declamando trechos de poesias.

A organização e apresentação ficará por conta dos MC (mestres de cerimônias) Alexandre Faria e Oswaldo Martins.

É bacana saber que o Sarau Poético de Manguinhos teve sua primeira edição em 15 de dezembro de 2001. 

O Sarau foi organizado por professores e alunos do Pré-Vestibular Comunitário de Manguinhos (PVCM), um movimento de educação popular, laico e apartidário, que atuou no campo da educação através da capacitação para o vestibular de estudantes economicamente desfavorecidos de Manguinhos e de outros bairros do entorno. 

O PVCM funcionou durante mais de dez anos através da autossustentação, com divisão das despesas pelos alunos e responsáveis. Os professores e coordenadores sempre foram voluntários e atuaram dispensando qualquer tipo de remuneração pelo trabalho realizado. 

O primeiro sarau poético foi proposto no âmbito das aulas de literatura, mas rapidamente a poesia derrubou os muros da sala de aula e espalhou-se como ramas. Desde então, Manguinhos passou a reunir, nos dias de Sarau, poetas de diversos bairros e favelas do Rio. Zona Sul, Subúrbio e Baixada se concentravam naqueles encontros poéticos. 

Em 2010, o Sarau deixou a sede do PVCM (cedida pela Igreja Santa Bernadete) e mudou-se para o hall do Cineteatro da Biblioteca Parque de Manguinhos. Ali passou a manter frequência mensal e o mesmo germe aglutinador da diferença, da auteridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário