quinta-feira, 20 de junho de 2013

BA - Programa Trilha das Artes: um caminho possível para a Juventude Viva

Criar elementos para fortalecer o Cejuve na concepção e análise do programa a partir da participação ampliada da juventude de forma direta e indireta neste processo. Este foi o objetivo do Seminário de Avaliação do Trilha, realizado entre os dias 13 e 14 de junho, em Porto da Barra, Salvador (BA).

O evento foi uma realização da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), por intermédio da Coordenação Estadual de Políticas de Juventude (Cojuve), e do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), em parceria com outras secretarias que integram o comitê gestor do programa.

Para o coordenador estadual de Políticas de Juventude (Cojuve), Vladimir Costa, o Governo do Estado tem se caracterizado pela gestão democrática. “Temos uma marca disso quando o governo convoca a juventude da Bahia, representada pelo Conselho Estadual de Juventude, para fazer uma avaliação do programa Trilha. Esperamos, com a contribuição dos jovens, que a gente consiga ampliar as ações do programa, identificar os possíveis gargalos e solucioná-los para as próximas execuções”.

Geovan Braz,  da Articulação Nacional
Juventude Viva fala sobre o Plano
O programa estadual Trilha foi lançado em 2008 e envolve ações integradas de trabalho, agricultura, desenvolvimento social e educação. Fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, o programa atende aos municípios de Salvador, de Valença, de Jequié, de Vitória da Conquista, de Porto Seguro, de Itabuna e de Ilhéus.

O público é constituído de jovens com idades entre 16 e 29 anos, com ensino médio completo ou cursando e pertencentes à família cadastrada no programa Bolsa Família do governo federal. Na grade, cursos nas áreas de Agente Cultural e Animador Cultural, Culturas Digitais e Mobilização de Redes Sociais, Introdução às Técnicas de Palco, Introdução à Produção Cultural, Costura Cênica, Estamparia de Tecidos – técnicas de silk –scream e design gráfico -, Introdução ao Vídeo, Introdução à Fotografia e Cenotecnia. As aulas são teóricas e práticas.

Veja o trabalho de conclusão do curso criado e produzido pelos alunos sobre o programa Trilha das Artes http://www.youtube.com/watch?v=3-l6N-f3mxY .





Nenhum comentário:

Postar um comentário