quinta-feira, 11 de julho de 2013

JVM em Manguinhos


Paróquia Santa Bernadete - fotos de Graciara da Silva
Dia 25 de julho, Manguinhos entra no noticiário dos jornais de forma positiva, mostrando a hospitalidade e fé daquela população, que independente dos sofrimentos, segue na luta diária pela melhoria da qualidade de vida. Este bairro da Zona da Leopoldina entrou no roteiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e nesta data será realizada duas missas. A primeira será entre as comunidades Vila Turismo, Parque João Goulart, Comunidade Agrícola de Higienópolis e Parque Carlos chagas (Varginha); e a segunda no Parque Carlos Chagas (Varginha), na Capela São Jerônimo Emmiliano. Estas comunidades integram o Complexo de Manguinhos que entrou no rol das favelas “pacificadas” com a instalação da UPP de Manguinhos e Arará.

De acordo com o roteiro divulgado na imprensa, o Papa Francisco, de manhã, celebrará a Santa Missa no Sumaré, em seguida seguirá para o Palácio da Cidade para receber as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes e abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Os amigos Mateus e Kauãn são vizinhos
da Capela São Jerônimo Emiliano
Entre 10h e 12h, ele visitará a Comunidade da Varginha e será recepcionado pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade. Em seguida se dirigirão à pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano, onde realizará uma missa e abençoará o novo altar que será oferecido à comunidade. Depois todos irão ao Campo Rio Petrópolis - campo de futebol – onde fará um discurso em que estarão presentes diversas secretarias de governo e lideranças comunitárias. Durante o percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da comunidade. Depois retornará ao Sumaré.

Em todo o percurso, haverá voluntários credenciados para apoiar os peregrinos vindos de várias partes do mundo, como as cerca de 30 a 50 famílias que serão recebidas pela Paróquia Santa Bernadete e pela Capela São Daniel. Há inclusive a convocação de “famílias hospitalares” para hospedarem peregrinos. Estes viajantes católicos terão a oportunidade de, com a ajuda dos voluntários, conhecerem um pouco da realidade das comunidades de Manguinhos. 

Geralda da Paz na Capela São Daniel
Uma destas voluntárias é Geralda da Paz, moradora da comunidade Parque João Goulart. Voluntária da paróquia São Daniel, ela fala que a expectativa da vinda do Papa a Manguinhos é de que ele deixe um legado. “A própria presença dele aqui é um ponto bastante positivo, pois ele trouxe a união de todos e também a paz.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário