sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Diálogos das Juventudes de Periferia – Educação, Politica e Comunicação

É o nome da atividade que pretende envolver jovens de bairros populares de Salvador, como o que acontecerá no bairro de Sussuarana, amanhã, sábado, 21/09, na Escola Municipal de Sussuarana Nova, na capital baiana.

A proposta é uma realização da organização “Mídia Periférica” em parceria com a UNICEF e o Correio Nagô, entre outros organismos. No estilo de uma roda de conversa, jovens mobilizadores da comunidade, gestores e personalidades políticas, como a senadora Lídice da Mata, que dialogará com os jovens sobre a perspectiva das políticas públicas de juventude, uma reivindicação antiga e que põe no centro das discussões o papel transformador dos jovens na sociedade.

As experiências pessoais de atores sociais que tiveram uma construção política em espaços como o proposto nesta atividade é outra forma de apresentar aos jovens a importância de se envolverem com participação e controle social.

Geovan Bantu, articulador regional do Plano Juventude Viva, é um exemplo de êxito de ações deste gênero. Desde cedo, o bacharel em políticas e gestão da cultura, pela UFBA, teve seu interesses despertado por espaços como este que potencializavam o diálogo geracional numa perspectiva de construção e trocas de novos conhecimentos. “Desta forma, comecei a almejar que queria fazer a diferença, não queria virar estatística”, disse Geovan. Para corroborar sua fala, ele citou dados do Mapa da Violência, que mostram que dos 52.260 óbitos no território nacional, em 2010, de 15 a 29 anos, 71,66% são negros, para cada 100 mil habitantes. A taxa de homicídios entre jovens negros é de 68,85%.  Ao focar no Estado da Bahia, os números revelam que dos 5.322 totais de óbitos, com 61,856% entre 15 e 29 anos, 90,674% são negros, correspondendo a 37,968% por 100 mil habitantes.

“Uma das estratégias para não integrar esta draconiana estatística é o envolvimento do jovem no caminho do seu próprio desenvolvimento numa perspectiva coletiva”, alertou, elogiando iniciativas como este encontro, em que a partir de sua trajetória de vida, como exemplo, ele abordará o Plano de Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra, conhecido como Plano Juventude Viva.

Os eixos Educação, Comunicação e Política foram escolhidos como estratégia para o  encontro, porque dialogam diretamente com as urgências das juventudes periféricas que são atingidas diretamente pela falta de acesso à educação formal, por uma comunicação que recorta e faz propaganda apenas da violência, e da política representativa que tem sérias dificuldades de entender o jovem como sujeito de direitos.

De acordo com Tamara Terso, da organização do evento, o “Mídia Periférica” nasceu da iniciativa de jovens soteropolitanos na construção de uma comunicação alternativa, usando como matéria prima suas experiências nos bairro de origem e o recorte comunitário das realidades locais.

"Iniciativas como esta nascem com frequência nos últimos anos, e as soluções apontadas pela Educomunicação – educação através da comunicação cidadã – ajudam no empoderamento de milhares de jovens para superação das perversas estatísticas sociais", concluiu Tamara Terso.



Serviço: Diálogos das Juventudes de Periferia
Local: Escola Municipal de Nova Sussuarana
Horário: 17h
Endereço: Entrada de Nova Sussuarana, Rua Rubens Zardival – Salvador – BA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário