segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Democracia na Saúde de Manguinhos



Uma das etapas para a constituição do Conselho Gestor Intersetorial do Teias – Escola Manguinhos foi completada no dia 15 de outubro: a escolha dos representantes cidadãos-usuários para o biênio 2011 e 2012. Após um longo processo de amadurecimento, moradores do território elegeram, através de eleição direta e voto aberto, os 12 conselheiros em 12 segmentos, além de seus suplentes. Os conselheiros serão uma ponte direta entre a população local e os gestores no debate (e proposição) sobre políticas públicas intersetoriais em saúde.  O CGI é um órgão colegiado (participantes com direito a voto e voz) e deliberativo (decide) que discute a política pública de saúde de Manguinhos, composto por 24 membros – seis trabalhadores em saúde, seis da gestão do SUS do território e 12 cidadãos-usuários da comunidade. 

Quanto ao segmento dos trabalhadores, na Clínica de Família Victor Valla, 29 profissionais escolheram seus representantes, Alex Pessoa e Lusiânia Andrade, respectivamente titular e suplente. O processo eleitoral continua nas outras unidades de saúde. Já os representantes da Gestão serão indicados por suas unidades.

É bom agendar a data da cerimônia de posse dos conselheiros do CGI para o dia 8 de dezembro. E, a primeira reunião dos conselheiros cidadãos-usuários deve acontecer no início da segunda quinzena de novembro, em data a ser definida e amplamente divulgada.

(*) Texto produzido a partir da cobertura jornalística de Renata Melo - estagiária de jornalismo da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz 
Direito a voz e voto, isso sim, é participação social efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário