sábado, 10 de dezembro de 2011

Enfrentamento da AIDS e Jovens

Representantes da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS e do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude) estiveram reunidos na terça-feira (7/12), em Brasília (DF) para debater a criação de um Plano Nacional de Combate à Epidemia de AIDS Entre os Jovens. A reunião aconteceu no Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que está intensificando as ações de prevenção para a juventude.

As discussões sobre o plano ainda estão em fase inicial, mas o debate vem ganhando força após a divulgação dos números do Ministério da Saúde que apontam um crescimento dos casos de AIDS entre os jovens gays. “Ainda não sabemos se o plano vai atender todas as demandas do movimento de jovens, mas eles serão prioridade estratégica do departamento, sem dúvida”, garantiu o diretor-adjunto do Departamento, Eduardo Barbosa.

O conselheiro nacional do Conjuve, Fransergio Goulart, lembrou que já existem planos nacionais voltados para a feminização da aids e para homossexuais, mas que eles não comtemplam a juventude. “Hoje existem ações que são pulverizadas, precisamos sistematizar a política de enfrentamento da AIDS para os jovens”, disse.

Para o coordenador nacional da Rede de Jovens, José Rayan, o plano também deve focar na prevenção das DST e Aids. “Essa também é uma bandeira nossa. Além da atenção aos adolescentes e jovens vivendo queremos pautar a questão da prevenção e da sexualidade”, assegurou.

A criação do Plano Nacional Enfrentamento da AIDS Entre os Jovens também será debatida na II Conferência Nacional da Juventude, que acontece de 9 a 12 de Dezembro, em Brasília, com a participação da Rede de Jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário