sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Campanha: Luta contra a AIDS



O Dia Mundial contra a AIDS, 1º de Dezembro, foi marcado com uma série de atividades em Manguinhos. Esta data foi definida pela Assembléia Mundial de Saúde e o Brasil, através do Ministério da Saúde desenvolve campanhas no país, juntamente com os outros países no mundo, para relembrar a importância e necessidade de se dar continuidade ao controle e combate desta doença.
No sábado (3/12), os postos de saúde e as Clínicas da Família em toda a cidade realizaram testes para detectar HIV e sífilis, como parte da Campanha Nacional "Fique Sabendo”. Em Manguinhos, foi organizada a Semana de Luta contra a AIDS, de 28 de novembro a 3 de dezembro, com várias atividades educativas, exibição de vídeos, rodas de conversa, teatro, caminhada, entre outras, junto aos moradores.

O evento, organizado pelo Espaço de Educação Permanente em Saúde (Teias – Escola Manguinhos), sob a responsabilidade de Márcia Ignez, contou com várias parcerias: UPA Manguinhos, Casa da Mulher de Manguinhos, PAC Social do Estado, Espaço Casa Viva, CMS Manguinhos, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Ensp/Fiocruz), CAP 3.1 (SMSDC/ RJ), Biblioteca Parque Manguinhos, Cooperação Social (Ensp/Fiocruz), Projeto Rede de Adolescentes Promotores da Saúde - Rap da Saúde (SMSDC/RJ) e o CRJ Manguinhos. Veja mais informações sobre as atividades no blog da Clínica da Família Victor Valla: http://smsdc-csf-victorvalla.blogspot.com/
O trabalho junto aos jovens é extrema importância: pesquisas indicam que este segmento da população vem usando cada vez menos a camisinha. A campanha do Ministério da Saúde, iniciada em dezembro, prosseguirá até o Carnaval. Ela está sendo divulgado nas redes sociais da internet e em programas populares de TV. O tema é o combate ao preconceito. O objetivo é atingir o público de jovens, mulheres (de 13 anos a 29 anos) e homens do grupo HSH (homens que fazem sexo com homens) com idades entre 15 anos e 24 anos. Dados da Organização das Nações Unidades (ONU), mostram o aumento do número de pessoas com AIDS no mundo e diminuição no número de mortos pela doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário