sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Conferência Nacional de Juventude

Em Brasília, de 9 a 12 de dezembro, acontece a 2ª Conferência Nacional de Juventude, ocasião em que gestores, lideranças juvenis e sociedade civil estarão discutindo políticas públicas para a Juventude. A perspectiva é de que lá se encontrem cerca de 3 mil pessoas originárias de todas as regiões do Brasil. No debate, questões como Estatuto, Plano e Sistema Nacional de Juventude. 

As contribuições desta Conferência irão atualizar o Plano Nacional de Juventude para seguir em tramitação no Congresso Nacional.

O Estatuto de Juventude – aprovado em outubro passado na Câmara dos Deputados – também será tema de debates.

Memória das longas caminhadas


CONJUVE - Criado em 2005, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), órgão articulado à Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, tem como uma de suas finalidades principais propor estratégias de acompanhamento e avaliação e diretrizes para a promoção de políticas públicas de juventude no Brasil.

Para dar conta dessa missão, em 2006 o Conjuve elaborou o documento Política Nacional de Juventude – Diretrizes e Perspectivas, com o objetivo de orientar a construção das políticas desenvolvidas para a juventude no Brasil.

A partir daí, o desafio do Conjuve se concentrou no monitoramento da ação governamental, assumido pela Comissão de Acompanhamento de Políticas e Programas (CAPP), que reúne representantes do poder público e da sociedade civil.

CARTILHA A primeira iniciativa de sistematização das discussões do Conselho feita pela Comissão se deu em 2009, com a produção do Recomendações do Conselho Nacional de Juventude ao Governo Federal, que apresenta um panorama de alguns programas direcionados à juventude, focando principalmente no Projovem, implementado em 2005.

Em 2010, com o fim da gestão do governo Lula (2003-2010), a CAPP definiu como ação prioritária a realização de um balanço das políticas de juventude desenvolvidas nesse período, que pudesse dar subsídios para os novos gestores dos governos federal e estaduais, bem como aos debates que ocorrerão no âmbito das etapas da 2ª Conferência Nacional de Juventude, em 2011.

Este documento recebeu o nome de “REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE JUVENTUDE, que pode ser acessado no http://www.juventude.gov.br/conferencia/documentos/materiais-de-apoio/reflexoes-sobre-a-politica-nacional-de-juventude

1ª Conferência Nacional - O primeiro momento da juventude falar de politica com seus irmãos e irmãs brasileiros/as aconteceu na 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em Brasília, entre 27 e 30 de abril de 2008. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Sado: fortalecimento da participação juvenil.
Foram mobilizados mais de 400 mil jovens em todo o país, durante as etapas preparatórias, que incluíram as pré-conferências, conferências regionais, municipais, estaduais e livres, além da consulta aos povos e comunidades tradicionais. O encontro resultou um documento contendo 70 resoluções e 22 prioridades para orientar as ações governamentais para a juventude em nível federal, estadual e municipal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário