terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Posse do CGI de Manguinhos

Dia 8 de dezembro, às 11h30, no auditório térreo da Ensp, haverá posse do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos, um dos momentos da programação do evento Participação Social, Saúde da Família e Intersetorialidade: o desafio da construção local em Manguinhos, organizado pela iniciativa Teias-Escola Manguinhos.

O incentivo ao protagonismo dos movimentos sociais e dos usuários do SUS e efetivar uma gestão democrática que garanta acesso e acolhimentos dos usuários com qualidade é o objetivo maior deste evento. A programação será aberta com a palestra A saúde da família em Manguinhos: acesso e qualidade do cuidado, coordenadora da iniciativa Territórios Integrados de Atenção à Saúde (Teias-Escola Manguinhos), Elyne Montenegro Engstrom. Ela fará uma avaliação dos indicadores de saúde da população de Manguinhos e das propostas para melhoria do acesso e qualidade na Clínica da Família Victor Valla e no Centro Municipal de Saúde Manguinhos - ambos gerenciados pela gestão do Teias. Após a palestra de Elyne Engstrom, haverá a exibição do vídeo Saúde da Família: 100% Manguinhos.

 


Em seguida, será aberta a roda de conversa A gestão participativa no SUS, moderada por Leonidio Madureira, com a participação do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, do subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Daniel Soranz, da presidenta do Conselho Distrital de Saúde da Área Programática 3.1, Maria de Fátima Gustavo Lopes, e da apoiadora de gestão participativa da iniciativa Teias Manguinhos, Patrícia Evangelista.

Encerrando a atividade, será realizada a cerimônia de posse do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos, uma proposta construída ao longo do período de existência do Teias Manguinhos por diversos atores da Fiocruz, gestores, profissionais da saúde, comunidade e assistência social, e que ganhou força na 1ª Conferência Livre de Manguinhos, realizada em junho deste ano. São 42 conselheiros, entre eles titulares e suplentes, seis trabalhadores em saúde, seis da gestão do território e 12 cidadãos-usuários da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário