terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ensp debate Manguinhos no Fórum Social Temático

Com o objetivo de mostrar como um 'território de exceções' - como é definido o complexo de Manguinhos, no Rio de Janeiro - consegue colocar em prática a participação social, a Assessoria de Cooperação Social da ENSP (ACS) estará presente no Fórum Social Temático 2012.
O encontro, cujo tema central deste ano é Crise capitalista, justiça social e ambiental, acontecerá de 24 a 29 de janeiro no Rio Grande do Sul. A ACS/ENSP estará no Fórum em duas oficinas: Política pública, participação social e governança em favelas: a experiência do Complexo de Manguinhos e O VJ como agente de transformação sociocultural. Segundo a coordenadora da ACS/ENSP, Mayalu Mattos, a ideia é proporcionar a troca de experiências e dar início ao desenvolvimento de uma agenda estratégica de Manguinhos até a Rio+20.



A primeira oficina, Política pública, participação social e governança em favelas: a experiência do Complexo de Manguinhos, acontecerá na Tenda da Saúde no dia 26/1 e, além de Mayalu, contará com a participação de mais três integrantes da equipe da ACS e também de alguns conselheiros de Manguinhos. "Nossa ideia é levar a história do complexo de Manguinhos, falar sobre as experiências e mudanças que estão acontecendo, em especial na área de gestão participativa e participação social, que vem tomando um grande vulto nos últimos anos a partir da criação do Fórum de Manguinhos, do Conselho Gestor Intersetorial - eleito recentemente no final de dezembro de 2011- e do Conselho Comunitário de Manguinhos. Todas as iniciativas apoiadas pela ENSP", disse Mayalu.

A segunda atividade O VJ como agente de transformação sociocultural envolve jovens que participaram do Curso de Formação para VJs, apoiado pelo MinC. A atividade é fruto da parceria entre a Rede Ccap, através dos empreendimentos "aTreVer" e "Ecomuseu", e a Assessoria de Cooperação Social da ENSP. Alguns dos integrantes desta turma, que forma o Coletivo de VJs de Manguinhos, irão ao Fórum para a realização de uma oficina e também algumas apresentações durante o encontro. Mayalu contou que a oficina será dividida em dois dias e visa apresentar a arte do visual jocking e como seus vídeo-performances digitais podem ser boas ferramentas em projetos de transformação social. No primeiro dia, estão previstas apresentações de projetos artísticos e também as principais técnicas e ferramentas de trabalho. Ao final da oficina, será realizada uma apresentação colaborativa do Coletivo de VJs com o público participante.

O Fórum Social Temático se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória para a Cúpula dos Povos na Rio+20. Ele pretende ser um espaço aberto e plural, com uma programação fundamentalmente constituída por atividades propostas e geridas por movimentos, coletivos e organizações da sociedade civil relacionados ao tema principal. Além disso, o evento acolherá também o encontro de redes internacionais, articuladas em torno de grupos temáticos de reflexão sobre assuntos pertinentes ao Fórum. A indignação com as desigualdades e injustiças políticas e sociais foi o determinante para a escolha do tema de 2012 Crise capitalista, justiça social e ambiental.

Mayalu destacou ainda que, durante o Fórum, os conselheiros dos movimentos comunitários de Manguinhos alimentarão o blog da ACS com informações sobre os temas que estarão sendo discutidos no encontro. Segundo Mayalu, outra ideia é que esses conselheiros levem o que aprenderam para suas comunidades, fomentem a discussão e a elaboração coletiva de uma agenda estratégica de Manguinhos até a Rio+20.

Todas as participações da ENSP acontecerão na Tenda da Saúde, que está sob a responsabilidade da Rede de Educação Popular em Saúde. A Rede Saúde e Cultura da Fiocruz, coordenada pela Fiocruz Brasília, também tem programação prevista na Tenda da Saúde. A ACS/ENSP participa do Comitê Rio desta Rede Saúde e Cultura.

O professor da ENSP e pesquisador da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, Alexandre Pessoa Dias, participará da oficina Vulnerabilidade e resistência decorrentes dos grandes empreendimentos e do boom siderúrgico: a luta pela saúde ambiental, que está prevista para o dia 25/1.

O Fórum também conta com a presença do diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Portugal, Boaventura de Souza Santos, no dia 27 de janeiro na desconferência sobre temáticas sociais, intitulada Autoralidades. Boaventura irá se reunir com artistas do RAP e outros interessados para conversar sobre "autoralidades" a partir do debate promovido pela construção da Opera Rap, baseada no Livro de Boaventura, RAP GLOBAL. Uma desconferência é um espaço em que todos são palestrantes e plateia. O professor Boaventura esteve na ENSP em 2010 e firmou uma parceria entre a Fiocruz e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Na ocasião, foi lançado o livro Epistemologias do Sul, organizado por Boaventura Santos.

Fonte: ENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário