terça-feira, 27 de março de 2012

Campanha Educativa sobre a Tuberculose no Mandela I (Nelson Mandela)

Fotos: Sandra Martins - ACS/ENSP

A Campanha de Combate à Tuberculose em Manguinhos foi iniciada na tarde de hoje, 27/03,  na comunidade de Nelson Mandela ou Mandela I. Aberta ao público, a roda de conversa contou com profissionais do Centro de Saúde Escola da ENSP, do Centro Municipal de Saúde Manguinhos (CMS Manguinhos), da Clínica da Família Victor Valla e do grupo de Terapia Comunitária – técnica de trabalho com grupos para prevenção e promoção da saúde – do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP). 

Os encontros contam com a presença de conselheiros do Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria.  Neste primeiro, no Espaço Forró, contou com o empenho da conselheira e moradora na região, Simone dos Anjos, que a todo instante buscava sensibilizar outros moradores a partiparem da roda de conversa. 

A psicóloga Elaine Savi, do Densp/ENSP, começou o bate-papo explicando os objetivos do trabalho e convidando a todos para participarem de uma dinâmica de grupo. Nela, as pessoas percebiam o quanto era fácil qualquer pessoa ser contagidada pelo bacilo de Koch.

Em seguida, a médica do Centro de Saúde Celina Boga, falou sobre como esta doença, que é um problema antigo e reconhecidamente importante e grave, pode levar à morte, dos tipos de TB e as que não têm o mesmo grau de gravidade, e respondeu a várias perguntas.  

Durante a conversa, quatro pessoas que tiveram a doença, falaram de como a contraíram, como foi o tratamento, como percebem a forma como são tratados os portadores da tuberculose e o tipo da TB tiveram.

Daniele disse que teve enjoos por conta dos remédios. Na ocasião, ela estava grávida. Rosana sentia tantas dores que praticamente ficava encurvada, e contraiu a doença aos 14 anos. Já Margarida, teve TB Ganglionar e disse ter demorado a procurar atendimento médico. "Fiquei com um caroço grande no pescoço. Levei um ano me tratando." 

A campanha prossegue até o dia 17 de abril quando a equipe de profissionais de saúde e um conselheiro percorrerão outras localidades de Manguinhos.
 
Cronograma da 1ª; Semana da Campanha de Combate à Tuberculose
Comunidade
Espaço/Local

Data/ Hora




Mandela2 – SamoraMachel
Quadra de Futebol

28/3- 14h
Mandela3 – Mandela Pedra
Igreja S Miguel Arcanjo

29/3- 14h
Cronograma da 2ª. Semana da Campanha de Combate à Tuberculose
Varginha/Greenville
Espaço Ex-Associação de Moradores

3/4 - 14h
Amorim
Quadra poliesportiva com tenda

4/4- 14h
Vila União/Ex-Combatentes
Espaço Associação de Moradores

5/4- 14h
Cronograma da 3ª. Semana da Campanha de Combate à Tuberculose
DESUP
CRJ

9/4 - 14h
CPH2 e Parque João Goulart
Associação ou Centro de Atividades São Daniel

12/4 - 14h
Embratel
Quadra

13/4 - 14h
Cronograma da 4ª. Semana da Campanha de Combate à Tuberculose
CAH
Associação de Moradores

16/4 - 14h
Cobal


a confirmar
Vila Turismo
 Igreja Batista

17/4 - 14h
Vila São Pedro


a confirmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário