sábado, 10 de março de 2012

Reflexões sobre a Mulher e seus vários papéis

Refletir sobre o dia 8 de Março é pensar na luta cotidiana da mãe, companheira, trabalhadora, guerreira de todos os dias: da rasteirinha ao salto alto, da menina-mulher à mãe das mães.
Dia da Mulher, na realidade, é todo dia, convenhamos. O blog http://bgirlsarticulando.blogspot.com/2008/02/datas-comemorativas-da-mulher-no-ano.html, por exemplo, ilustra bem isso ao fazer um calendário de datas comemorativas da mulher no ano.
De acordo com o Wikipédia – enciclopédia livre da web –, as datas comemorativas são escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão em curso, e acrescentaria o incremento do marketing de consumo. Muitas de alcance internacional e outras permanecem restritas um país ou região. E, dependendo da relevância para o país, o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo.
Esta data, como se viu, não surgiu de uma mera gentileza ou como força de celebração feminina. Ela registra uma luta intensa e milenar pela igualdade de direitos, pela independência, pela autonomia e pelo respeito.  Luta essa que ocorre também de forma silenciosa, discreta, mas firme. As agendas mudaram com o tempo, ou melhor, as bandeiras, as palavras de ordem mudaram. Sair do espaço doméstico para trabalhar fora de casa foi palavra de ordem num determinado momento, assim como brigar pelo voto ou mesmo por punição à violência doméstica. A essência, no meu entender, continua a mesma: direito a ter direito.
Mas, como surgiu esta data? Que fato histórico ela representou? Direito a melhores condições de trabalho e redução da carga horária de trabalho.

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve reivindicando diminuição nas horas de trabalho. Elas trabalhavam 16 horas por dia e pediam para reduzir a carga horária para 6 horas.
Mesmo com 16 horas de trabalho diário, as mulheres operárias recebiam menos de um terço do salário dos homens. As operárias se trancaram na fábrica exigindo que os patrões abrissem um canal de negociação. Eles não quiseram. E, mandaram por fogo na fábrica. Cerca 130 mulheres grevistas morreram presas na fábrica, porque foram impedidas de saírem.
O movimento, que se transformou num fato histórico, levou a Conferência Nacional das Mulheres, realizada na Dinamarca em 1910, a declarar odia 8 de marçocomooDia Internacional da Mulher.
Sendo assim, é interessante tomar conhecimento de algumas datas que representam a luta da Mulher a ter seus direitos garantidos: mulheres de todas as cores, de todos os credos, diferentes entre si, mas iguais na essência.
DATAS COMEMORATIVAS DA MULHER NO ANO
FEVEREIRO:
01 - Ratificação pelo Brasil de convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher (CEDAW, ONU)1984;
24 - Dia da conquista do voto feminino no Brasil, 1932.

MARÇO:
08 - Dia Internacional da Mulher, proclamado durante a 2º conferencia de mulheres socialistas (Copenhague, 1910), o 8 de março é uma data mobilização e luta pelas conquistas de direitos em justas homenagens às 129 operaria de Nova York, mortas, queimadas, em reivindicações por melhores salários e condições de trabalho
21 - Dia internacional pela eliminação da discriminação racial.

ABRIL:
25 - Dia do latino-americano da mulher negra;
27 - Dia Nacional da Empregada Doméstica;
30 - Dia Nacional da Mulher.

MAIO:
28 - Dia Internacional de ação pela saúde da mulher
     - Dia do combate à mortalidade materna.

JULHO:
25 - Dia da trabalhadora rural
     - Dia da mulher afro-latino-americana e Caribenha.

AGOSTO:
07 - Sanção da lei nº 11.340/06 que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra mulher (lei Maria da Penha);
12 - Dia de luta contra violência no campo- marcha das Margaridas;
19 - Dia do orgulho lésbico;
29 - Dia da visibilidade lésbica.

SETEMBRO:
06 - Dia Internacional de ação pela igualdade da mulher;
14 - Dia latino-americano da imagem da mulher nos meios de comunicação;
23 - Dia Internacional contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças;
28 - Dia de luta pela discriminalização do aborto na América latina e Caribe;
29 - Aprovação da lei 9.100/95 que garante cotas para melhores na politica.

OUTUBRO:
10 - Dia Nacional de luta contra a violência à mulher;
12 - Dia Internacional da mulher indígena;
15 - Dia Mundial da mulher rural.

NOVEMBRO:
25 - Dia Internacional da não-violência contra as mulheres.

DEZEMBRO:
06 - No Brasil,a partir de 2007, dia nacional da luta dos homens pelo fim da violência contra as mulheres;
18 - Adoção da CEDAW-convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação (ONU,1979).

Nenhum comentário:

Postar um comentário