sexta-feira, 2 de março de 2012

Vigário Geral canta Abdias Nascimento

A escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral homenageou com enredo o ativista e ex-senador Abdias Nascimento no Carnaval de 2012, e conquistou o terceiro lugar ao desfilar pelo Grupo de Acesso D na Estrada Intendente Magalhães - Campinho, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas primeiras horas da segunda-feira (19/02).

Com o nome inscrito na história do país na luta pelos direitos dos negros e negras brasileiro/as, Abdias teve sua história contada em canção pelos músicos e compositores Joãozinho do Cavaco, Dener e Pablo.

Cultura pela promoção da história – Para a escola de samba, além de tributo o enredo foi uma forma de divulgar a vida e luta de Abdias. Nascido em 1914, no município paulista de Franca, em uma família pobre, buscou na educação formas de superar as limitações impostas pelo racismo contra os negros. Diplomou-se, aos 14 anos, em contabilidade. Aos 16 anos alistou-se no exército e foi morar na capital paulista, onde se engajou na Frente Negra Brasileira, envolvendo-se na luta contra a segregação racial.
Dramaturgo, poeta e pintor, atuou também como deputado federal, senador e secretário de Estado. Autor das obras Sortilégio, Dramas para Negros e Prólogo para Brancos e O Negro Revoltado, relatou nos livros as realidades quilombolas e levantou temas como o pensamento dos povos africanos, combate ao racismo, a pseudo-democracia racial e o valor dos orixás nas religiões de matriz africana.
Dedicado a alertar o Brasil e o mundo para as questões do racismo e da desigualdade de oportunidades, Abdias criou, junto com amigos ativistas, o Teatro Experimental do Negro (TEN); organizou o I Congresso do Negro Brasileiro - cujas demandas foram enviadas à Assembléia Nacional Constituinte de 1946, na busca da inserção da temática racial na agenda política do país. 
Foi uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz em 2010, e nomina o primeiro prêmio nacional para jornalistas com produção de conteúdo jornalístico focado nas relações raciais, última homenagem em vida, lançado em 10 de maio. Abdias veio a falecer, em 24 de maio de 2011, vítima de complicações cardíacas.
Uma vida de lutas: Abdias do Nascimento
Sou negro, sou
Comunidade,
Vou lutar e vou vencer
Abdias Nascimento
Meu espelho de vida é você (bis)


Canta Vigário Geral
A luta de um negro nesse carnaval
Abdias estudou e venceu
Marcou o seu nome na história


Quanta inteligência
Fez faculdade, se tornou doutor
Nascia a liberdade
Sua cultura pelo mundo se espalhou


Energia e fé
Do candomblé
Os orixás lhe deram axé


Em defesa do negro lutou
Com a lei da anistia
Ele voltou
Em sua trajetória de glória
Foi deputado, secretário e senador

Nenhum comentário:

Postar um comentário