domingo, 17 de junho de 2012

Movimento Sociais na Rio+20 = Acari é silenciada

Na tarde de sábado, 16/6, na “Cúpula das Favelas”, na tenda 18 do Aterro do Flamengo, moradores de Acari iriam fazer uma roda de conversa com direito a apresentações de dança de suas crianças e adolescentes. O projeto, que vinha sendo desenvolvido pelos animadores culturais da região de envolver a comunidade e os jovens em debates e espaços de participação social, foi cancelado por conta de operação policial na noite anterior.

Na noite de sexta-feira, por volta das 23h, um caveirão do 41º BPM de Irajá entrou no Complexo de Acari atirando. Balearam um morador na perna - com risco de ficar com sequelas. Na ocasião, na praça uma familia comemorava um aniversário e centenas de moradores nas ruas, nas barracas e nos bares, inclusive crianças brincando em Pula-Pula. Além do ensaio geral das 22 crianças e adolescentes do Centro Social Aprendendo A Viver de Acari que iriam dançar a Dança do Passinho Pela Paz Ambiental nas Favelas, na Cúpula das Favelas.

O clima de tensão, o medo, a insegurança, a tensão e o risco de sair da favela com muitas crianças, além do medo dos pais, responsáveis e lideranças comlunitárias em sair com os jovens frustrou a ida e apresentação na Rio + 20.

Esta situação é um exemplo de controle social, emudecimento do tecido social, guetização das favelas, dos menos favorecidos, mordaça. Mas, a luta continua. Este filme, infelizmente, é velho, mas existem outros filmes com outros finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário