segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Alunos do LAISS visitam Museu das Telecomunicações da Oi Futuro

No dia 18 de agosto, o Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS), junto ao Centro e Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), promoveu uma visita ao Museu das Telecomunicações da Oi Futuro para os 20 alunos e alunas moradores de Manguinhos, parceiros integrantes do Grupo de Trabalho do Projeto de Avaliação de Sites de Saúde.

A articulação para a realização deste passeio pedagógico foi desenvolvido pela professora Mari Luci Paschoal, a mais nova integrante do LAISS. Ela conseguiu, junto aos organizadores da Oi, um ônibus que buscou os alunos e seus acompanhantes na Fiocruz, incluindo seu retorno.

O Museu está localizado no bairro do Flamengo e a exposição conta a história das telecomunicações, do telephone (com ph) e pés de ferro até celulares de última geração com diversas mídias convergidas.

A visita ocorreu em dois momentos. No primeiro, os presentes conheceram a exposição “Agora Sim – O Que Pode Um Corpo”. Videoinstalação, instalação fotográfica e três vídeos integram a mostra. Eles interagiram com a obra, característica desse tipo de arte, passeando pela sala ampla rodeada de vídeos e coberta por marcações feitas em fita crepe em forma de cruz no chão. As mesmas marcações eram exibidas o tempo todo nos vídeos projetados nas paredes. Como explicado pela nossa guia Rafaela, o centro da cruzes representam os espaços ocupados por uma bailarina.

Depois a guia Rafaela conduziu o pessoal até o último andar onde fica o Museu das Telecomunicações. A dinâmica de visitação é inovadora. Cada pessoa carrega consigo um fone de ouvido e um aparelho que emite um sinal óptico e controla o volume do fone. Cada obra exposta possui uma região que pode ser ativada por esse aparelho e imediatamente a informação sobre ela é sincronizada e começa a tocar no fone. Além disso, muitas obras são interativas, podendo ser tocadas e manipuladas através de telas do tipo touchscreen.

Em depoimentos postados no Facebook do LAISS, os alunos tecem comentários sobre a visitação. Elenice de Souza ressaltou a importância do conhecimento dos avanços tecnológicos e das perspectivas para o futuro, “as melhores possíveis”. Já Simone Quintella mostrou como a visita foi significativa para ela e sua comunidade. Em uma parte da exposição que tratava dos primeiros orelhões comunitários, encontraram uma foto da Comunidade do Amorim, em frente sua casa, porém descrita como se fosse na Maré. Eles avisaram à guia Rafaela que prometeu comunicar o erro aos organizadores da obra.

Fonte: LAIS/CSEGSF/ENSP/FIOCRUZ

3 comentários:

  1. A visita foi inesquecível, fiquei muito feliz e surpresa ao saber que a comunidade do Amorim, na qual eu resido desde que nasci, também fazer parte da história da comunicação no Brasil!
    Já marquei de estar voltando com a minha família!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí. Em alguma medida, todos nós somos construtores da história de nosso país, daí ser importante entender nosso papel político e social neste plano. Ou seja, não estamos aqui "de bob" ou "viemos a passeio". E quando a pessoa se liga na sua co-responsabilidade para um mundo melhor, amigo ou amiga, então esta pessoa se transforma, ela tenta fazer com que o dia tenha mais do que 24 horas, porque ela percebe que tem muito o que fazer, muito o que articular, muito o que construir, muito que aprender e dividir com o outro. Bacana. Muito bacana mesmo. abraços.

    ResponderExcluir
  3. O passeio foi massaaaaaa.. Fui no ônibus comentando que participei da inauguração do 1º. orelhão comunitário e foi na minha comunidade (Amorim) mais não imaginava que ia encontrar uma foto da minha casa no dia da inauguração.. Foi emocionante.. A história é tudo, poder recordar e ver os avanços tecnológicos é magnificoooooo.. Eu recomendo a visita.
    Aluna Simone Quintella

    ResponderExcluir