domingo, 4 de novembro de 2012

ENSP debate Saúde da População Negra no mês da Consciência Negra

No mês da Consciência Negra, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza o II Seminário Saúde da População Negra em Debate e da Reunião da Juventude Pró-Saúde da População Negra no dia 9 de novembro, das 9 às 17 horas, no salão internacional da ENSP. 

Os eventos pretendem aprofundar a discussão sobre o desenvolvimento de pesquisas em saúde realizadas com a temática da população negra, com o compromisso de refletir a respeito da validade, utilidade ou necessidade do uso desse recorte e em que medida ele colabora com a ampliação da equidade. Também será exposto um panorama da situação da violência contra a juventude negra no Brasil, discutindo modelos para evitar mortes precoces à luz do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Plano Juventude Viva. 


As inscrições para o seminário serão realizadas pelo endereço: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=9149.

Serviço:
O quê? II Seminário Saúde da População Negra em Debate e Reunião da Juventude Pró-Saúde da População Negra
Quando?  9 de novembro, de 9h às 17h.
Onde? Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz (Rua Leopoldo Bulhões, 1480/4º andar – Manguinhos – RJ).
Contato: Cooperação Social/ENSP - (21) 3977-2580 / 39772589, e-mail: cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br


Participarão da mesa de abertura Valcler Rangel, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde/Fiocruz; Antônio Ivo de Carvalho, diretor da ENSP; Fernanda Papa, coordenadora do Plano Juventude Viva, Secretaria Nacional de Juventude - Presidência da República, e representante do Ministério da Saúde; e Juliano Gonçalves Pereira, representante da Mobilização Pró Saúde da População Negra. 

Os temas tratados serão: Epidemiologia e pesquisa em saúde da população negra: aprofundando o debate e A violência contra a juventude negra e o racismo institucional, questões alarmantes para a saúde pública. Ao fim da tarde, haverá o lançamento da segunda edição do livro Saúde da população negra, organizado por Luís Eduardo Batista, Jurema Werneck e Fernanda Lopes. O encerramento do evento terá uma roda de jongo no pátio da ENSP. 

No dia 10, sábado, ocorrerão as reuniões da Juventude Pró-Saúde Negra e de estruturação de ações da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População junto às Juventudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário