segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Curso gratuito para profissionais de comunidades terapêuticas

Foram prorrogadas até o dia 8 de março, as inscrições para a capacitação de 10 mil profissionais e voluntários que atuam nas comunidades terapêuticas de todo o Brasil. 

O curso a distância está sendo oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As inscrições podem ser feitas pelo site www.capacitact.senad.gov.br

Líderes, voluntários, profissionais e gestores que atuam em comunidades terapêuticas podem participar. Serão abordados os principais aspectos ligados ao acolhimento e reinserção social de dependentes de crack, álcool e outras drogas, assim como a legislação e políticas públicas relacionadas à área.

A capacitação tem duração de quatro meses, com a carga horária de 120 horas e certificado de extensão universitária emitido pela Unesp. Ele é constituído de três módulos: 
O que é importante saber sobre as Comunidades Terapêuticas? O que é importante saber sobre o crack, o álcool e outras drogas? O que é importante saber sobre os modelos de cuidado e tratamento de usuários de crack, álcool e/ou outras drogas?

A iniciativa é parte do eixo prevenção do programa Crack, é possível vencer, que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça, segurança pública, além de lideranças comunitárias e religiosas.

As comunidades terapêuticas que forem selecionadas pelo Edital Senad nº 01/2012 terão vaga garantida no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário