terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Maratona Mulheres em Manguinhos

Em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Casa da Mulher de Manguinhos, em parceria com as instituições locais, irá realizar o evento “Maratona Mulheres” no dia 9 de março, das 9h às 16h, na Praça da Cidadania do DSUP (Av. Dom Helder Câmara, 1184,Manguinhos). A proposta é abordar o tema “Cuidado de si”, visto que a sobrecarga das jornadas da mulher contemporânea não possibilita muitas vezes, o olhar para as necessidades e cuidados que o feminino requer. Além de reter, em alguns casos, o exercício pleno da cidadania.

O evento, aberto a todas e todos, será iniciado por uma corrida simbólica, seguida de uma ação social voltada para mulheres. Serão ofertados serviços das áreas de Saúde, Assistência Social e Cultura. Assim como de informações que favoreçam a conscientização sobre os direitos e enfretamento a violência contra as mulheres.

A Casa da Mulher de Manguinhos, portanto, convida a todas e a todos se engajem e reflitam sobre as diversas formas de valorização da Mulher.

Dia Internacional da Mulher – Discussão intimamente ligada aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias.
Em Nova Iorque, mais de 129 tecelãs paralisam seus trabalhos em prol da redução da jornada de trabalho e salários compatíveis com os pagos aos homens. Fugindo dos policiais, refugiam-se dentro da fábrica. Acabam trancadas pelos patrões, que ateiam fogo nas instalações, matando-as carbonizadas. É 8 de março de 1857.
Durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, em 1910, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque.
Em 1917, também em 8 de março, tem início a Revolução Russa, da qual participam ativamente aproximadamente 90 mil mulheres, principalmente operárias, protestando nas ruas da capital pelo fim da fome, da guerra e do czarismo.
Em todo o mundo, para além das flores e chocolates, outras histórias de luta marcam o dia 8 de março como o dia de protesto pela participação das mulheres na transformação de sua condição de vida e de mudanças por uma sociedade mais justa.

Serviço:
Evento: Maratona Mulheres
Data: 9 de Março de 2013
Horário: 9h às 16h
Local: Praça da Cidadania do DSUP (Av. Dom Hélder Câmara nº 1184 praça) em Manguinhos.
Informações: Casa da Mulher de Manguinhos - Av. Dom Hélder Câmara nº1184 – Telefones: 2334-8913 e 2334-8914.

Um comentário:

  1. A maratona promete ser super animada. Já viram como as mulheres são mais dinâmicas? Imagine o furdunço que vai ser... só vendo...Mariangela é nóis...

    ResponderExcluir