quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Reunião da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana do Mangueza do Rio Jequiá

Apesar de ser um pouco distante, mas nem tanto, de Manguinhos, o blog publica um convite especial que se relaciona com as lutas históricas desta região no que diz respeito a proteção ambienta. Trata-se da primeira reunião deste ano do Grupo de Trabalho da APARU (Área de Proteção Ambiental e de Recuperação Urbana) do Manguezal do Rio Jequiá, a ser realizada amanhã, quinta-feira, 21 de fevereiro, às 10 horas, na Sede do CEA - Centro de Educação Ambiental, situado na Colônia de Pescadores Z-10, Zumbí. O GT é formado por moradores, ecologistas, pescadores e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Rio Águas, CEDAE e Marinha.


A pauta principal é a apresentação dos Investimentos em Saneamento da CEDAE para a Ilha do Governador. Além de outros pontos, como:

- Avaliação dos impactos ambientais e riscos de inundações provocados pela obra da Vila Olímpica que está sendo construída pela Prefeitura do Rio dentro da APARU;

- Institucionalização do Conselho Gestor da APARU com ampla participação popular;

- Elaboração do Plano de Manejo da APARU, previsto na legislação ambiental, que nunca saiu do papel, apesar de já ter se passado 10 anos da criação desta Unidade de Conservação da Natureza;

- Apresentação pela Prefeitura do Orçamento destinado à APARU em 2013 (plano de investimentos e obras).

A criação da APARU do Jequiá em 1993 foi uma importante conquista do movimento ambientalista, pesquisadores, dos pescadores artesanais e da comunidade local que há décadas lutam pela preservação e recuperação do manguezal do Rio Jequiá. No entanto, historicamente os órgãos públicos, em especial a Prefeitura do Rio de Janeiro e a CEDAE, tem descuidado, negligenciado de suas responsabilidades e atribuições na defesa deste patrimônio ambiental e dos ecossistemas da Baía de Guanabara que encontra-se em grave situação de vulnerabilidade sócio-ambiental.

Quem puder, vá, pois todas as trocas de informações e experiências são importantes na luta pela defesa da Qualidade de Vida e do Meio Ambiente!

Mais informações: Sérgio Ricardo
Associação Rio Antigo de Ecologia e CulturaTel. (21) 9734-8088
Curta a página: http://www.facebook.com/pages/S%C3%A9rgio-Ricardo-Verde/285862001484867

Nenhum comentário:

Postar um comentário