quarta-feira, 20 de março de 2013

Como o negro incomoda...até seu cabelo!!!

Negro é lindo, seu cabelo é lindo, sua pele é linda, sua história de luta e de resistência é linda. Mas, sua beleza e valor só são conhecidos pelos negros/negras e quase negros porque há um grupo maravilhoso que faz barulho há muito tempo, um grupo pequeno, se considerarmos o quantitativo. São negros e negras em movimento e o movimento negro que lutam desde que o primeiro africano veio "ralar" para os portugueses que "descobriram" o Brasil. A luta era e é para que tenhamos amor, carinho e respeito pelos nossos traços ancestrais. É duro, não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando temos a eterna comparação dos traços do negro/negra com o exotismo do animal ou de coisas. Lembram da propaganda do Bombril Assolan, entre outras coisas, que depreciam a humanidade do ser negro.

Agora é a vez da moda que reinventa a moda de como sempre revisitar os estereótipos sobre o negro e suas características. Fica difícil uma criança negra ou quase negra deixar seus cachos naturais, aprender a lidar com ele, amá-lo e cuidar dele com carinho se a mídia, a sociedade diz que seu cabelo é tão bom que dá para limpar panelas. É uma perversidade... convenhamos...

Cabelo bombril: penteado feito com palha de aço é aposta inusitada

Dividindo espaço com grampos e sprays fixadores, na bancada do backstage do desfile de Ronaldo Fraga, um material inusitado: palha de aço. Em uma homenagem aos negros à chegada do futebol no Brasil, o beauty artist Marcos Costa criou um penteado usando uma faixa do utensílio metalizado. Essa servia como uma tiara na cabeça das modelos, presa com grampos extratégicos envolvendo os fios presos em um coque baixo. "O susposto cabelo ruim é na verdade uma escultura em potencial", disse. 

Representando a alegria do esporte, Marcos apostou em batons coloridos (algumas modelos ganharam laranja, enquanto outras usaram rosa - todos os produtos eram da Natura). Para completar, uma pele com base leve finalizada com pó bronze nas maçãs do rosto. 
 
 
 
Leia a crítica do Blog de Hernani Francisco da Silva:
 
O que acontece com eles, que resolveram ser "legais" para com os negros.
Já não é a primeira vez que sob pretexto de prestigiar algo relacionado ao negro e a sua cultura. Racistas velados ou mau informados, frutos de uma sociedade com análises racistas, tenta nos "homenagear". Por certo, que a próxima falar será "foi um mal entendido, era uma homenagem. Eu não sabia que ia ofender..."

Fazer analogia do bombril com o cabelo negro, é nos remeter a uma situação racista e constrangedora. Onde o negro tem seu núcleo básico de força abalado, ou seja: AUTO-ESTIMA, que foi e é alvo desde sempre de várias investidas racistas, na tentativa de inferiorizar a raça negra.

"Só que não", a ação de Ronaldo Fraga, é um racismo camuflado na moda Brasil, e não passará desapercebido. Cabendo ao movimento negro, o incomodo as autoridades para retirada e pedidos público de desculpa, por este gesto que ofende nossa dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário