quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia Nacional de Combate ao Racismo reforça a luta


Em 2011, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmava, no site do Ministério da Saúde, que o preconceito racial ainda é uma realidade no Brasil e isso se reflete em todos os setores do País, inclusive na área da saúde. Por esta razão, neste Dia Nacional de Combate ao Racismo, o Ministério da Saúde reforça a importância do combate à discriminação para melhorar o acesso à saúde dentro do Sistema Único de Saúde. 

Para o ministro Alexandre Padilha é necessário acabar com esse tipo de preconceito entre os profissionais da rede pública. "Os preconceitos que existem são preconceitos que estão arraigados na forma como a instituição se organiza, como o serviço se organiza, como os profissionais foram formados, a cultura institucional da própria instituição. Nós queremos envolver os secretários estaduais e municipais em uma campanha permanente de combate do racismo institucional nos serviços públicos e privados de saúde", ressalta Padilha. 

Na ocasião da entrevista, a, então, diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/MS), Julia Roland, a comunidade negra merecia uma atenção especial do Governo Federal para diminuir os episódios de discriminação racial no SUS, reconhecendo o 
preconceito dentro da rede pública de saúde. 

"Uma das lutas que o Ministério da Saúde vem fazendo é exatamente no sentido de procurar implementar políticas para tratar de forma diferenciada aquelas parcelas da população que sofrem mais desigualdade, entre elas, a população negra. Tem que ter uma abordagem diferenciada para melhorar suas condições de saúde”, acredita a diretora. 

Como uma das estratégias desenvolvidas no Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional no SUS foi, em 2011, a assinatura de um acordo para adesão à campanha "Igualdade Racial é Pra Valer", entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Fonte: www.portal.saude.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário