sexta-feira, 1 de março de 2013

Plano Juventude Viva é apresentado na ENSP


O homicídio é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos brasileiros, especialmente negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. Os homicídios de jovens representam uma questão nacional de saúde pública, além de grave violação aos direitos humanos, refletindo-se no sofrimento silencioso e insuperável das famílias e comunidades negras, além de já se configurar como um problema demográfico.

O movimento social negro vem denunciando há décadas essa situação e a exposição deste segmento de jovens a situações cotidianas de violência evidencia uma imbricação dinâmica entre os aspectos estruturantes, relacionados à causas socioeconômicas, e processos ideológicos e culturais, oriundos de representações negativas acerca da população negra. Este tema foi eleito pela atual gestão da Secretaria Nacional da Juventude – SNJ/PR como um dos focos para sua atuação, e em parceria com a Secretaria Especial para Promoção Igualdade Racial - SEPPIR, criou o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – “Juventude Viva” a ser apresentado no dia 5 de março no 4º andar - auditório Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz, das 9h às 13h.

O seminário é iniciativa do Fórum de Juventudes do RJ, em parceria com a SNJ/PR, com apoio de instituições, dentre elas a ENSP/Fiocruz através de sua Cooperação Social. Desde 2011 esta assessoria da direção da Escola vem desenvolvendo o tema Saúde da População Negra através de dois seminários, que envolveu a articulação com instituições e movimentos sociais que trabalham na área. A partir destas iniciativas vem sendo tecidas relações de cooperação com a SNJ/PR com o intuito de colaborar com o
enfrentamento a esse grave problema de saúde pública no Brasil: a violência contra a juventude negra.

Histórico
A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ/PR) e a Secretaria Especial para Promoção Igualdade Racial – SEPPIR ao participarem do Fórum Direitos e Cidadania, criado pela Presidenta Dilma para desenvolver políticas intersetoriais entre os ministérios próximos à questão dos Direitos e Cidadania, sugeriram que o Fórum priorizasse o tema violência contra a juventude negra.

O resultado desta ação foi o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra – Juventude Viva, coordenado pela SNJ/PR e SEPPIR, que reúne projetos de diversos Ministérios (Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Justiça, Trabalho e Secretaria de Direitos Humanos), construído de forma amplamente participativa. Integraram esta ação coletiva, o Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE, Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR, Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP, Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC, Conselho Nacional de Saúde – CNS, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e Comissão Permanente de Combate à Tortura e Violência Institucional, esses últimos presentes nas reuniões Interconselhos.

Serviço:
Evento: Sou negro, jovem e favelado: quero e tenho o direito de viver
Tema: Apresentação do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra - Juventude Viva
Dia: 5 de março (terça-feira)
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório Internacional da ENSP/Fiocruz - 4º andar (Rua Leopoldo Bulhões, 1.184 - em frente à Estação Ferroviária de Manguinhos)

Um comentário:

  1. Se abrirmos os jornais e olharmos as fotos dos mortos, certamente veremos a cor que não é não-negra. Não que tenhamos de ter mortos brancos, mas há algo errado nesta contabilidade: praticamente só dá os de melanina acentuada.
    E se os de melanina acentuada tiverem como moradia as comunidades periféricas, então tá lascado, vai virar estatística. Preto, pobre e favelado tem o perfil que a opressão definiu como a da cor da noite. Luká

    ResponderExcluir