sábado, 15 de junho de 2013

Flashes do Fiocruz Pra Você 2013

No sábado, 8 de junho, o FPV - Fiocruz Pra Você, completou sua 20ª edição. E como sempre a Cooperação Social da ENSP se fez presente, com seus parceiros, projetos que apoia. Vejam as fotos abaixo.

Norma Maria, psicopedagoga, jovem morador de Manguinhos e Aurinéia posam tendo ao fundo o banner da Rede de Articulação Nacional Juventude Viva. 

A Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz - e a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República assinaram termo de cooperação para capilarizar e territorializar a implementação do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude - Juventude Viva - em pelo menos oito estados. 

Patrícia Evangelista, da Organização Mulheres de Atitude (OMA), presta esclarecimentos sobre vários temas. Entre eles, violência contra a mulher, campanha de vacinação, atendimento das Clínicas de Família. 


No estande, banner do trabalho apresentado pela psicopedagoga e técnica do Teias - Escola Manguinhos, sobre Experiências com paródias no trabalho com gestantes na Clínica da Família, no Congresso de Medicina de Família e Comunidade, realizado de 30 de maio a 2 de junho de 2013 em Belém, no Pará.


Cleber Vicente, do projeto Diversidade, Cidadania e Saúde, abraça Norma Maria e, sentada, Ariana Kelly, da Cooperação Social da ENSP/Fioccruz. 

O projeto Diversidade, Cidadania e Saúde busca formar ativistas e multiplicadores que promovam a "qualidade de vida" entre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. 

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Fiocruz e o governo holandês.
Na foto, Cleber 


As meninas estão acompanhadas pela Conselheira Tutelar Quezia. Além de serem vacinadas e curtiram o Fiocruz Pra Você. 

Segundo Mercês Navarro, do Museu da Vida, também coordenadora do projeto Tecendo Redes por um Planeta Saudável e Sustentável, Quezia foi a primeira estudante do Ensino Fundamental, há uma década, a contribuir, com o projeto, com suas opiniões e desenhos a respeito da vida em Manguinhos.
Darcília, moradora e conselheira do Conselho Gestor Intersetorial do TEIAS - Escola Manguinhos, coloca a conversa em dia com Rosane Marques, da Cooperação Social da ENSP: contribuições e qualificação das potencialidades dos conselheiros de saúde, e a importância dessas instâncias coletivas de participação social.

Maria Lúcia, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) do Teias - Escola Manguinhos, posa com a "Branca de Neve" ou "Preta de Neve". 

Na realidade, a fantasia de Norma Maria, psicopedagoga e apoiadora do PSE, tem como objetivo falar de coisa séria. 

É que através da literatura infantil ela chama a atenção para os maus tratos contra crianças, quando, por exemplo, um de seus pais é substituído por conta de separação ou morte; e para a questão racial - tanto para valorizar a rica diversidade étnico-racial brasileira, como para desconstruir o racismo.









2 comentários:

  1. OI AMIGA ÓTIMA MATÉRIA, PORÉM SÓ UMA OBSERVAÇÃO.
    EU NORMA MARIA PSICOPEDAGOGA E APOIADORA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, NÃO ESTOU FANTASIADA DE MINIE ESTOU DE BRANCA DE NEVE OU "PRETA DE NEVE"
    QUE TEM O OBJETIVO DE ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL CHAMAR A ATENÇÃO PARA OS MAUS TRATOS CONTRA CRIANÇAS QUANDO UM DE SEUS PAIS SÃO SUBISTITUIDOS EM SEPARAÇÃO OU MORTE E A QUESTÃO DA RAÇA.
    OBS: O NOME DA PESSOA QUE ESTA PERTO DE MIM NA PRIMEIRA FOTO É AURINEIA E ELA NÃO É CONSELHEIRA....
    BEIJOS.
    COM CARINHO. NORMA MARIA.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Norma Maria,
    Só podemos agradecer suas correções e pedir desculpas.
    Seu trabalho é fundamental, porque é trabalhar a sensibilidade usando o que há de de mais sensível para crianças (e porque não adultos também) que é a contação de histórias.

    ResponderExcluir