terça-feira, 23 de julho de 2013

Morador fala da emoção com a marca visita do Papa Francisco à Varginha

Um momento histórico e ímpar para a comunidade da Varginha, uma das localidades do bairro de Manguinhos, na Zona da Leopoldina: a visita do Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 25 de julho. Esta é a primeira viagem ao Brasil do primeiro Papa sul-americano da história do Vaticano. Se a vinda de milhares de peregrinos que estão chegando ao país mudaram a rotina do Rio de Janeiro, o que dirá para os que moram em Manguinhos e, em especial, os moradores de Varginha... ineditismo total... Graciara  da Silva, criada em Varginha, fez uma matéria falando um pouco dos sentimentos dos amigos, das vizinhas, enfim, de quem mora nesta localidade que receberá o Sumo Pontífice e um Chefe de Nação.


A entrada da Comunidade de Varginha fica em
 frente à Estação Ferroviária de Manguinhos
Toda a comunidade está bastante eufórica e ansiosa por esse momento. Está sendo bem diferente de um tempo anterior [Manguinhos foi ocupada pelas forças de segurança pública em outubro; Atualmente foi instalada uma UPP que atende também o Arará. As tensões e poluição ambiental convivem no mesmo espaço.]. Alguns moradores abrem as suas casas para receber peregrinos oriundos de vários países e também de outros estados do Brasil.

José da Costa de Oliveira morador da comunidade há 38 anos, tem 5 filhos e 3 netas. Trabalha carpinteiro e hoje, como ele mesmo gosta de falar, “é somente um fiel na Igreja; um braço forte; que ajuda no que for preciso”. Ele se voluntariou para receber a imprensa do Brasil e do todo mundo. Tudo com o consentimento do Padre Marcio Queiroz, que é responsável pela Capela Nossa Senhora de Bonsucesso – a falada Capela São Jerônimo Emiliani, muito simples. Atencioso Zé da Costa, como é chamado, conta com bastante emoção da expectativa da vinda do Papa Francisco à Capela. “Estou fazendo com muita alegria a divulgação não somente da minha Igreja mas, também, da minha comunidade, onde muitos amigos meus vão receber em suas casas os peregrinos. Eles terão uma oportunidade única de conhecer os bastidores da Varginha”, disse orgulhoso por estar participando tão ativamente deste momento histórico para o país e para sua vida.

Domingos com Zé da Costa em frente ao altar em
que o Sumo Pontífice rezará uma missa.
Suas expectativas são várias, disse esperançoso. Segundo ele, todas as famílias de Manguinhos foram e serão abençoadas. “Receberei vários familiares que vieram de longe e compartilharão da minha alegria. Este momento é muito especial. Está acontecendo tudo muito rápido. Levando momentos de conhecimento, divulgando a Capela, a minha comunidade e o mundo todo.”

Zé da Costa afirma que a parceria com outras denominações tem sido fundamental. “A união com o Eliel da Silva, morador e pastor da Igreja Assembleia de Deus; a Rosa, de Saron, na comunidade da Varginha, que está em frente ao Campo Rio Petrópolis, ela estará de portas abertas para que as pessoas possam usar o banheiro e beber uma água. Essa comunicação com outras religiões é muito importante pra Manguinhos, que se reconhece esse momento de paz, união e solidariedade. Vejo tudo isso como uma missão que Deus me deu, de estar facilitando a comunicação e o acesso a minha comunidade. E, mostrando que aqui também tem muita unidade e muitas famílias de bem,” disse feliz por esta passagem do Papa.

Para Zé da Costa, o Papa Francisco deixará um legado, um legado maravilhoso a ser cuidado com muita fé e responsabilidade: um legado de Paz, Companheirismo e Solidariedade para Manguinhos, que ainda passa por muitos momentos de carências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário