quarta-feira, 30 de maio de 2012

Centro de Saúde Escola promove atividades relacionadas ao tabagismo


O Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP, em função do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, promove, neste dia, quinta-feira (31/5) e na sexta-feira (1°/6), atividades educativas e de promoção da saúde na sala de espera do setor. 
As atividades, realizadas pela manhã, são abertas aos usuários do Centro de Saúde Escola e a profissionais de saúde.  
As ações estão sendo organizadas pelo Grupo de Educação e Promoção da Saúde, com profissionais dedicados à linha do cuidado e da promoção da saúde. A programação dos dois dias inclui ginástica laboral, palestras, exibição de filmes e uma peça teatral, encenada na manhã de sexta-feira.
No passado, o ato de fumar era sinônimo de status, de charme, de virilidade, entre outras fantasias criadas pela indústria tabagista que financiava campanhas publicitárias. No entanto, atualmente, o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde pública mundial e uma das principais causas de morte evitável do planeta, levando a sociedade civil, profissionais da saúde e o poder público a unir forças para controlar e reduzir essa epidemia.
Matéria publicada no portal da ENSP sobre a atividade do CSEGSF mostra que controle do tabagismo é um tema que envolve diversas interfaces, tais como meio ambiente, justiça social, direitos humanos, igualdade, promoção da saúde, prevenção, ética, responsabilidade, direitos do consumidor, educação e informação, entre outros. "O Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria oferece tratamento antitabagismo criado pelo SUS e faz parte também do programa Ambientes Livres de Tabaco, da ENSP."
Dados nada bacanas:
– 30% das mortes por câncer (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero, estômago e fígado);  – 90% das mortes por câncer de pulmão;
 – 25% das mortes por doenças coronarianas (angina e infarto);
 – 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e enfisema);
 – 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame cerebral);
 – aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do trato digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual são algumas outras doenças relacionadas ao fumo.
Fonte: http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30354

Nenhum comentário:

Postar um comentário