sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O racismo de "Adelaide" de Zorra Total

            O Fórum Permanente de Igualdade Racial (FOPIR), que reúne organizações da sociedade civil e organizações negras  para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial no Brasil, vem a público manifestar total repúdio ao programa Zorra Total, veiculado semanalmente pela TV Globo e, em especial, ao episódio intitulado “Adelaide”. Dissimulado como suposto humor, o programa exibe conteúdo explicitamente racista, sexista, recheado de estereótipos e ofensivo à população negra, ferindo gravemente os direitos humanos de milhões de brasileiros.

         “Adelaide” é o estereótipo de uma mulher negra pobre, sem instrução formal, que pede esmolas no metrÃ?. Cada episódio traz uma narrativa diferente, sempre com conteúdo racista e humilhante para negros e negras. No  programa que foi ao ar no dia 01/09/2012, “Adelaide” - interpretada pelo ator Rodrigo SantÂ?anna - chama ao palco sua filha, que é anunciada como “linda” e traz uma faixa atravessada sobre o  peito com os dizeres “urubu branco”. A menina é retratada com as mesmas características da mãe: sem dentes, cabelos “despenteados”, erotizada, dissimulada e usuária de uma forma  de linguagem cujo ob jetivo é o de desqualificar pessoas que não tiveram acesso ao ensino formal. O coreógrafo Carlinhos de Jesus é convidado para o quadro na condição de padrinho da menina e diz a esta que vai lhe presentear co m um pente de alisar o cabelo, evidenciando, mais uma vez, um conjunto de estereótipos ofensivos sobre as características de pessoas negras em geral. Se os conteúdos racistas veiculados por este quadro já haviam, desde o seu surgimento, ultrapassado todos os limites do respeito à dignidade humana, a utilização da imagem de uma personagem que representa uma criança se choca, de forma contundente, com o dever de proteção à infância e à adolescência.

         É inadmissível que um país de maioria negra, conforme o último Censo divulgado pelo IBGE, mantenha um programa televisivo que, em nome de um pseudo-entretenimento, utiliza-se de um suposto humor para humilhar e desrespeitar a dignidade humana da sua própria população. Os veículos de comunicação têm de estar comprometidos com a produção e difusão de conteúdos não discriminatórios e não estereotipados sobre os negros e negras, conforme foi destacado nas propostas prioritárias da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Por isso, nós, do FOPIR, reforçamos a necessidade de os meios de comunicação dedicarem especial atenção a todo e qualquer conteúdo produzido e veiculado na mídia que possam reforçar a discriminação e o preconceito de quaisquer espécies.

Assinam a carta as organizações abaixo listadas:

1.     Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras - AMNB
2.    Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do estado do Rio de Janeiro – ACQUILERJ
3.    ABPN  - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros
4.    Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas -  CONAQ
5.    Central Única de Favelas - CUFA
6.    Instituto de Estudos SocioeconÃ?micos - INESC
7.   Redes de Desenvolvimento da Maré
8.   Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT 
9.   Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial do Rio de Janeiro (COJIRA-Rio)
10.  Fundação Ford
11.  Fundação Carlos Chagas
12.  Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO
13.  Baobá – Fundo para Equidade Racial
14.  Laboratório de Análises EconÃ?micas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da UFRJ - LAESER
15.  Laboratório de Pesquisa em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED
16. Observatório de Favelas
17. Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa/IESP-UERJ - GEMAA
18.  Geledés - Instituto da Mulher Negra
19.  ODARA – Instituto da Mulher Negra
20.Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira- SP)
21.Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF)
22. Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Étnico-Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira/Fenaj) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário