quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PAC Manguinhos: um relato fotográfico


O Laboratório Territorial e Manguinhos (LTM) da Fiocruz lançou hoje, 20/09, a publicação “PAC Manguinhos: um Relato Fotográfico”, na forma de livro, com 145 páginas, disponibilizada integralmente no site do LTM www.conhecendomanguinhos.fiocruz.br.
Este trabalho se constitui em uma das estratégias metodológicas para acompanhamento do PAC através do registro fotográfico das obras e dos processos de interlocução entre os atores do Programa. Foi pensado como instrumento para que as populações possam expressar suas necessidades e serem protagonistas de suas próprias histórias, bem como das análises e sínteses avaliativas das políticas públicas.
Para estruturar esta análise aproximativa do PAC Manguinhos o LTM considerou três dimensões: 1) os atores sociais que participaram, direta ou indiretamente, na construção dos cenários para e do PAC; 2) as mudanças dos usos do território e na paisagem, que nominamos de Transformações do Espaço; 3) e a compreensão dos impactos diretos e indiretos do PAC na vida das pessoas durante a realização do Programa na perspectiva das mudanças nos determinantes sociais em saúde.
O livro foi produzido, com o apoio do Ministério da Saúde, através do Convênio Fiocruz – MS/SVS de 2008 e do Edital PDTSP Teias Manguinhos/FIOCRUZ de 2010, juntamente com dois documentários “PAC Manguinhos: o futuro a Deus Pertence?” e “PAC Manguinhos: Promessa, Desconfiança, Esperança”. Estes produtos têm como objetivo contribuir para a construção de metodologias que permitam a análise e avaliação de políticas públicas na perspectiva de uma Promoção da Saúde Emancipatória.

Um comentário:

  1. Que bacana, a galerinha do LTM é super criativa, ficou lindo o trabalho. parabéns
    Sueli Santos São Gonçalo / RJ

    ResponderExcluir