sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cineasta Zózimo Bulbul completa 75 anos


O cineasta, ator e ativista Zózimo Bulbul completa hoje, 21 de setembro, 75 anos de idade. O cineasta dedicou a carreira ao resgate do que chama de africanidade através do cinema. Com os filmes em que atuou e dirigiu, como em Alma no Olho, Terra em Transe (de Glauber Rocha) e As Filhas do Vento (de Joel Zito Araújo). Ele será entrevistado no programa 3a1, quando falará da trajetória de sua carreira no audiovisual e de como tem enfrentado o preconceito ao longo dessas décadas. Participam do debate a jornalista Renata Moreira Lima e o cineasta Joel Zito Araújo.

Há cinco anos criou o Centro Afro Carioca de Cinema, local destinado a exibir filmes de diretores africanos e afro-brasileiros, além de ser um espaço de encontro e reflexões sobre a arte do cinema. Para 2012 serão abertas oficinas.
Na TV, Zózimo foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, fazendo par romântico com Leila Diniz em “Vidas em Conflito”, exibida pela TV Excelsior. No cinema, foi um dos principais atores dos filmes produzidos no movimento do Cinema Novo. Além de ator, realizou trabalhos como diretor e roteirista. Seu mais famoso filme como diretor foi “Abolição” (1988), que marcou o centenário da Abolição da Escravatura no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário